A tecnologia blockchain, inicialmente conhecida por meio do mercado de criptomoedas, está se expandindo rapidamente e impactando diversos setores, como logística, saúde e seguros. Essa é uma tecnologia que, atualmente, oferece maior segurança, transparência e eficiência em diversas operações, sendo usada para criar novas formas de transações, contratos inteligentes e ativos financeiros. Para os investidores, a tecnologia blockchain representa um novo horizonte de oportunidades em um ambiente mais seguro. Neste artigo, vamos explorar os principais motivos que tornam os ativos blockchain um investimento atrativo. Confira:
O que é Blockchain?
De maneira simples, blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que permite o registro de informações de maneira segura, transparente e imutável. Cada registro, ou “bloco”, contém dados e uma “hash” do bloco anterior, formando uma cadeia. Isso torna a blockchain, quando aplicada com governança adequada, extremamente resistente a fraudes e manipulações, o que a torna ideal para transações financeiras e outros processos que exigem alta segurança. Por isso, o blockchain não se limita mais às criptomoedas, e seu uso tem sido aplicado para diversos tipos de contratos inteligentes (smart contracts), sistemas de rastreamento de produtos, soluções de governança descentralizada e muito mais!
Vantagens da tecnologia blockchain:
- Segurança e transparência: a tecnologia blockchain é conhecida por sua segurança e transparência.
- Diversificação: investir em ativos com tecnologia blockchain pode ser uma boa maneira de ampliar a diversificação do portfólio, inclusive em ativos descorrelacionados do mercado financeiro tradicional.
- Inovação: a capacidade de realizar transações mais rápidas e seguras pode permitir que ativos com uso dessa tecnologia se destaquem no mercado.
- Resiliência e independência: a natureza do blockchain pode tornar os ativos mais resilientes a falhas centralizadas ou ciberataques.
Qual a diferença entre ações tokenizadas e ações tradicionais negociadas em Bolsa?
Enquanto ativo, ambas são ações que representam participações em companhias de capital aberto. A diferença é que as ações tokenizadas são ações representadas por tokens, que utiliza tecnologia blockchain em sua infraestrutura.
Ações tokenizadas pagam dividendos?
Sim, não há diferença em relação às ações tradicionais. As empresas listadas em tokens na BEE4, por exemplo, seguem as regras para distribuição de dividendos da lei das sociedades anônimas. Mas, dado que a BEE4 é focada em empresas com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 300 milhões, que normalmente se encontram em uma fase de reinvestir capital para impulsionar mais crescimento, é possível que eventuais lucros sejam direcionados para reinvestimento, em detrimento de distribuição de dividendos no curto prazo.
Como o blockchain está transformando o mercado de capitais brasileiro?
A tecnologia blockchain oferece às empresas uma oportunidade única ao garantir a imutabilidade e a transparência dos dados, aumentando a confiança de clientes, parceiros e stakeholders e abrindo caminho para a criação de novos modelos de negócio.
O mercado financeiro já está desbravando novas fronteiras dessa tecnologia, sendo uma das principais inovações do setor com a promessa de reduzir fraudes, garantir as transações em negociações rápidas e seguras e, finalmente, ajudar a gerenciar o risco dentro do sistema financeiro global interconectado.
Algumas das maiores empresas do mundo também já utilizam essa tecnologia em seus processos, como a Microsoft, IBM, JP Morgan e Amazon, que possuem plataformas e projetos exclusivamente em blockchain.
De acordo com pesquisas, o mercado de blockchain deve alcançar trilhões de dólares nos próximos anos, o que representa uma ótima perspectivas nos setores que abrangem essa tecnologia.
Além disso, o próprio Banco Central do Brasil está liderando uma modernização do sistema financeiro nacional com o projeto piloto do Drex, que utiliza a tecnologia de registro distribuído (DLT). O blockchain, é um tipo específico de DLT, sendo a base dessa inovação, facilitando a inclusão financeira e a digitalização de transações no país.
Num futuro próximo, os investidores brasileiros poderão utilizar carteiras digitais para armazenar seus tokens e realizar as negociações com interoperabilidade em diversas plataformas e sistemas financeiros, facilitando a integração com centenas de serviços existentes.
A BEE4, está na vanguarda dessa inovação no Brasil, sendo uma das primeiras iniciativas do mundo a utilizar o blockchain em sua infraestrutura de mercado.
Ao investir nas empresas listadas no mercado BEE4, você inclui em sua carteira, as ações tokenizadas de pequenas e médias empresas com alto potencial de valorização em um ambiente mais moderno, seguro e eficiente.
Como investir em ativos que possuem tecnologia blockchain?
As ações tokenizadas de empresas listadas na BEE4, são ativos que possuem tecnologia blockchain, e estão disponíveis para negociação no Home Broker da Genial Investimentos para todos os clientes. Para investir, basta seguir os passos abaixo:
- Abra sua conta: se ainda não tem uma conta na Genial, abra uma e complete seu perfil de investidor.
- Verifique seu saldo: certifique-se de ter dinheiro disponível na sua conta para investir nas ações tokenizadas da BEE4. Você só conseguirá investir se depositar antecipadamente o valor da compra, pois neste mercado não é possível realizar operações a descoberto, ou seja, adquirir ações sem ter saldo disponível em conta ou vendê-las sem tê-las em sua carteira.
- Acesse o mercado BEE4: ao acessar o app da Genial, vá até a opção “Renda Variável”, depois em “Produtos e Serviços” e, por fim, clique em “BEE4”, lá você será direcionado para o app do Home Broker para comprar as suas ações tokenizadas.
- Abra o Home Broker: procure pelas ações da BEE4 da mesma forma que você faria para negociar ações na Bolsa. Selecione a ação que deseja e finalize a sua compra ou venda.
Já o Itaú Private Bank, também oferece aos seus clientes a possibilidade de investir em ações tokenizadas do mercado BEE4. Para isso, é necessário que o investidor fale com seu assessor ou banker dedicado.
Gostou? Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia blockchain? Acompanhe o nosso blog e siga a BEE4 nas redes sociais!