Consultor de Listagem: a tropicalização do ‘Nominated Advisor’


Consultor de Listagem, a tropicalização do ‘Nominated Advisor’, da AIM

Para construir um novo mercado é fundamental um ecossistema estruturado com responsabilidade, diligência e segurança. Além das empresas que são listadas e dos investidores, existem figuras essenciais para o funcionamento desse mercado. 

Quando surgiu a ideia de criar a BEE4, estudamos vários modelos no exterior de mercados de acesso, entre eles o Alternative Investment Market (AIM), subdivisão da Bolsa de Valores Londres lançada em 1995 com objetivo de incluir PMEs com alto potencial de crescimento na engrenagem do mercado público de ações. E foi lá que conhecemos o “Nominated Advisor”, figura que tropicalizamos para o Brasil no modelo do Consultor de Listagem. 

O propósito dessa figura é suportar as empresas emissoras em todo processo de listagem não só no pedido formal, mas também na preparação para atingirem níveis de governança e transparência adequados para participação no mercado. 

Entenda mais sobre o ecossistema BEE4

Consultor de listagem, escriturador e intermediários 

Leia também:

BEE4: Estamos comemorando o nosso primeiro ano de operação!
PMEs: entenda como movimentam a economia

O papel do Consultor de Listagem na BEE4

Na BEE4, o Consultor de Listagem irá apoiar a empresa no processo de construção dos principais materiais a serem apresentados para os investidores na Oferta Pública de Ações. Um deles é o Diagnóstico do Consultor de Listagem, em que constará o valuation e sua fundamentação, o nível da maturidade da companhia, seus aspectos contábeis e fiscais, assim como a diligência jurídica.

Ao longo do processo, também com apoio do Consultor de Listagem, será realizado um plano comercial junto com aos distribuidores (como corretoras de valores mobiliários) responsável por ofertar as ações publicamente. O Consultor de Listagem é, portanto, o responsável por dar todo o apoio e direcionamento no levantamento de dados e dos documentos obrigatórios das empresas. 

Entre os perfis com maior aderência para atuar nesse segmento estão os bancos de investimentos, consultorias financeiras, empresas especializadas em fusões e aquisições, gestoras de fundos ou outras instituições com qualificação técnica em mercado de capitais.

Para criar um hub de parceiros credenciados com segurança e eficiência, a BEE4 criou um processo interno de validação desses participantes de forma que as empresas interessadas em listar possam selecionar um consultor homologado. Caso tenha interesse em participar do nosso ecossistema, é possível enviar uma mensagem POR AQUI

Entenda mais sobre o processo de abertura de IPO no nosso GUIA do IPO.

Agora que você já entendeu um pouco da nossa história, fique de olho nas oportunidades de investimento disponíveis na BEE4.