IPO Roda Conveniência 2025: do Minimercado à abertura de capital na BEE4


Imagem mostrando interior de mercadinho Roda Conveniência com logo da empresa.

O IPO da Roda Conveniência

A Roda Conveniência iniciou 2025 com um marco, com a primeira Oferta Pública Inicial (IPO) do ano. Sua abertura de capital no mercado BEE4 ocorreu em fevereiro.

Como líder no mercado de minimercados autônomos do Rio de Janeiro, a companhia opera em coworkings e condomínios. Nesses locais, oferece lojas 100% autônomas com alimentos, bebidas, artigos para pets e itens de higiene. O atendimento é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A decisão estratégica de abrir capital tem como objetivo impulsionar o crescimento e fortalecer sua posição no mercado. Além disso, a empresa anunciou recentemente a oferta de lavanderias autônomas e uma parceria com a Genial Solar, visando serviços de eficiência e redução de custos energéticos.

Mercado de conveniência pode crescer até 15% nos próximos 10 anos

 

Fundada em 2016 para operar no segmento de “Vending Machines” (Máquinas de conveniência), a Roda Conveniência adaptou seu modelo de negócios diante dos desafios da pandemia e passou a crescer em ritmo acelerado. Atualmente, a rede possui 270 pontos de venda e mais de 200 mil clientes.

Além disso, a empresa também foca em logística como um diferencial competitivo e investe em tecnologia para garantir a eficiência e a qualidade das operações. O que possibilita um incentivo natural para a expansão da Roda, dado que a presença de suas lojas acaba valorizando os imóveis dos clientes.

Em 2021, a Roda captou R$4 milhões via crowdfunding, e, desde então, não apenas cresceu, mas triplicou seu faturamento, alcançando o seu break-even operacional em 2024, atingindo uma taxa de crescimento anual de receita bruta de 105%.

Dessa forma, a listagem da Roda Conveniência representa um passo importante para o segmento de PMEs no Brasil, demonstrando que é possível acessar o mercado de capitais de forma eficiente e estratégica.

A companhia também possui um conselho de administração experiente, que inclui nomes como Pedro Janot, cofundador e ex-CEO da Azul Linhas Aéreas, demonstrando seu compromisso com a governança corporativa.

 

Planos de Crescimento da Roda Conveniência

A companhia planeja utilizar os recursos captados do IPO para impulsionar 3 frentes principais:

1 – Expansão regional: 50% dos recursos serão destinados à abertura de novas unidades no Rio de Janeiro;

2 – Otimização operacional: 30% do capital será investido na implementação de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e novas câmeras de segurança, visando reduzir perdas e aumentar a eficiência das lojas;

3 – Diversificação: 20% será utilizado para testar novos produtos e serviços, aproveitando a relação com os síndicos de condomínios.

 

O papel da BEE4 no mercado de acesso brasileiro

A BEE4 é um novo mercado regulado no Brasil, focado no desenvolvimento do segmento de acesso. Seu primeiro passo foi propor inovações para viabilizar a listagem e negociação de ações tokenizadas de PMEs, oportunidades que até então, estavam fora do radar dos investidores. 

Em janeiro deste ano, a BEE4 recebeu a licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como central depositária, tornando-se a primeira “depositária digital” do Brasil, devido ao uso da tecnologia blockchain em sua infraestrutura. 

Agora, a instituição se prepara para expandir sua atuação para emissões de renda fixa, um mercado que vem crescendo muito e ganhando cada vez mais sofisticação ano após ano. 

A central depositária integra a infraestrutura necessária para que a BEE4 amplie o acesso das PMEs ao mercado de capitais, cumprindo a obrigação de depósito dos valores mobiliários, sejam ações ou dívida, que são objeto de Oferta Pública e negociação em seu mercado, oferecendo também o serviço de depósito de outros ativos, como notas comerciais privadas, por exemplo.

Recentemente, a BEE4, também adquiriu a autorização definitiva enquanto balcão organizado. A obtenção das autorizações definitivas colocam a instituição em outro patamar enquanto infraestrutura de mercado regulada e perante os participantes de mercado.

Como participar da Oferta Pública da Roda Conveniência?

Pela primeira vez, esse tipo de investimento poderá ser acessado por investidores de grandes corretoras. O período estimado de reserva se estende até 17 de junho de 2025 e você pode conhecer todos os detalhes da oferta clicando aqui.

O investimento mínimo é de R$62,50, equivalente a 1 ação. Para os investidores que utilizam o App da Genial Investimentos, o caminho é bem simples:

Login >> Renda Variável >>Produtos e Serviços >> BEE4 >> Todas as Ofertas

Realize o login na conta, acesse a seção ‘Renda Variável‘, depois deslizar a tela para baixo até ‘Produtos e Serviços’ e tocar em ‘BEE4’.

Depois, a tela mostrará ‘Todas as Ofertas’, onde é possível conferir todos os IPOs disponíveis, ou tocar na lupa no canto superior direito e digitar o nome da empresa desejada para iniciar o processo de reserva. Siga a rota:

Essa oferta também estende-se aos clientes Itaú Private Bank, que podem realizar a operação por meio de seus bankers. Após o encerramento, quando o valor alvo estabelecido for atingido, as ações serão tokenizadas e disponibilizadas para negociação no mercado secundário da BEE4.

 

*Aviso Legal: não invista antes de entender as informações essenciais da oferta. O produto pode não ser adequado a todos. Preencha o seu Perfil de Investidor antes de investir. A listagem na BEE4 está sujeita a determinadas condições. Acesse as informações essenciais da oferta em: https://bee4.com.br/ipo/roda-conveniencia/