BEE4 ESG

Integrando PMEs no Caminho do Desenvolvimento Sustentável

ESG BEE4

ESG é um tema muito atual para o ecossistema do Mercado de Capitais brasileiro. Seus três pilares – Ambiental, Social e Governança – refletem diretrizes para lidar com desafios históricos das organizações, conceitos que ganham cada vez mais relevância diante da maior valorização de princípios sustentáveis e melhores práticas para construir um futuro melhor, mais justo e equitativo.

Considerando que o termo ESG abrange esses três pilares, é natural que cada empresa, em função do perfil das suas atividades, inicialmente se destaque mais em um ou dois do que em todos necessariamente. A BEE4 por exemplo, enquanto mercado de negociação de ações de PMEs, sobressai mais nas frentes de “Governança” e “Social” pelos impactos que esse novo mercado gera, do que na “Ambiental”, apesar de também ter projetos nesta direção. 

Viabilizando a abertura de capital de PMEs promissoras e atraindo investidores para negociar essas ações, a BEE4 tem potencial para gerar mais crescimento para a economia brasileira. Companhias que listam em um ambiente regulado visam dar saltos mais altos e se comprometem em adotar boas práticas de governança e reportar seus resultados trimestralmente. Assim vão construindo relacionamento com o mercado, se desenvolvendo, realizando novas captações (follow-ons), e nessa trajetória, vão criando mais empregos.  

Atuando nesse segmento, temos uma grande oportunidade em nossas mãos: Encorajar as empresas listadas a investir em boas práticas para promover crescimento de maneira ética e sustentável. Acreditamos que incorporar conceitos ESG na cultura de gestão de uma companhia não é algo que precise acontecer apenas quando ela já se tornou grande, pode ser desenvolvido ao longo do tempo, e a BEE4 está pronta para apoiar suas empresas listadas nesse processo.

NOSSO COMPROMISSO

Nosso maior compromisso está em estender as melhores práticas em ESG para muito além da BEE4, alcançando e contribuindo para a evolução de todo nosso ecossistema, refletindo no desenvolvimento do nosso país.

Impacto para PMEs

01
Desenvolvimento
As empresas emissoras terão oportunidade de aprimorar suas práticas ESG por meio de diferentes iniciativas. Hoje, já é possível realizar a medição do grau de maturidade ESG e, em breve, a BEE4 irá lançar seu primeiro Guia de Melhores Práticas ESG para PMEs e o HuBEE4, um Hub de soluções para apoiar o desenvolvimento desses negócios.
02
Crescimento
Ao contrário do que muitos pensam, muitas empresas que se destacam quando o assunto é ESG apresentam maior lucratividade financeira. Um estudo da Bain em parceria com a EcoVadis, por exemplo, indica que além de beneficiar o planeta e a sociedade, as atividades ESG estão associadas a um crescimento mais forte da receita e margens EBITDA mais altas. Mas, para atingir esse ponto, é recorrentemente necessário sair da busca de retorno imediato e criar bases sólidas para buscar retorno estruturado ao longo do tempo.
03
Diferenciação
Ao adotar uma abordagem ESG enquanto ainda são PMEs, as empresas se destacam no mercado. Negócios sustentáveis atraem cada vez mais investidores institucionais e pessoas físicas também, investidores com visão de futuro, que já compreenderam os impactos econômicos gerados por empresas que se tornam robustas ao atuar alinhadas a essas práticas.

Grau de Maturidade ESG

Por meio da plataforma da C-MORE, uma ESGtech europeia, a BEE4 disponibiliza de forma gratuita uma avaliação visando mensurar o nível de maturidade ESG das empresas listadas em seu mercado, possibilitando que as PMEs tracem planos de ação e conduzam seus negócios de maneira mais estrategicamente sustentável.

Avaliação

A análise é realizada por meio de um questionário, onde serão avaliadas cinco frentes ESG: ação local, negócios com princípios, compromisso de liderança, fortalecendo a sociedade e relatando o progresso.

Diagnóstico

O diagnóstico fornecerá insumos para que as companhias analisem, desenvolvam estratégias e implementem medidas que poderão contribuir no seu crescimento sustentável.

Selo ESG

As empresas que aderirem ao diagnóstico receberão, em breve, um selo da BEE4, demonstrando seu comprometimento com o tema. A ação não é obrigatória e os resultados são privados.

PACTO GLOBAL DA ONU NO BRASIL

Nós apoiamos a missão do Pacto Global da Organização das Nações Unidas de “viabilizar um movimento global sustentável de empresas e partes interessadas para criar o mundo que queremos”.

A BEE4 ingressou no  Pacto Global da ONU no Brasil em julho de 2023, iniciativa da Organização das Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Nosso compromisso é tornar o Pacto Global da ONU e seus dez princípios parte da nossa estratégia de negócios, operações e estrutura organizacional.

#UnindoNegócios

Gerando impacto
Evolução da Maturidade ESG
A matéria no nosso blog traz as cinco etapas e fases da evolução da jornada ESG de uma companhia, cases de mercado e a trajetória ESG da BEE4.
Saiba mais
Ring The Bell for Climate
A BEE4 se uniu a outros 28 mercados globais para tocar a campainha para conscientizar o mercado sobre as mudanças climáticas e em favor do meio ambiente. O projeto é realizado pelo World Federation of Exchanges (WFE).
Saiba mais
Press release BEE4 ESG
Release institucional da BEE4 ESG. Destaque para a parceria com a europeia C-MORE, que medirá grau de maturidade ESG das empresas listadas.
Saiba mais
Ring The Bell for gender equality
A BEE4 promoveu o “Ring the bell for Gender Equality”, promovido pela SSE, Pacto Global, ONU Mulheres, IFC e WFE. As mulheres já representam 60% da nossa liderança, reafirmando que pluralidade é um valor estratégico para nós.
Saiba mais